Muito mais que 13 Reasons Why
13 Reasons Why (os treze porquês) é um seriado juvenil que tem feito bastante sucesso. Na verdade, confesso que por haver ouvido os jovens que acompanho na pastoral falar dele, me interessei em buscar sobre o que se tratava. Eu não vi mais que três episódios, mas pude perceber um pouco o enredo da trama.
Pelo que pude perceber, os amigos de uma adolescente que suicidou-se recebem, depois de sua morte, uma caixa com fitas K7 onde Hannah (ela) vai contando vários fatos que supostamente vão levá-la a desistir de viver. Acho, por achismo, que o nome da série tem a ver com 13 razões pelas quais ela decide colocar um ponto final em sua vida.
A questão é que com certeza tenho eu também 13 razões ou motivos para não viver. Porém estou convencido de que a vida brinda muito mais que 13 motivos para não desistir de tudo. Mesmo que pareça que nos metemos em um barco que está prestes a afundar, há muito mais que 13 razões para seguir vivendo. Não sei você, mas eu tenho milhares de motivos para seguir apostando na vida. E pode ser que a jovem Hannah apenas tenha tido a pouca sorte de não encontrar alguém que a entendesse ou a ouvisse, de alguém que a pudesse ajudar a enfrentar a vida apesar da dor, do abandono e da insegurança.
Muitas vezes nossa tendência humana é olhar a mancha na parede, e esquecer que além da mancha está toda uma realidade que oferece momentos privilegiados. Só quem passa pelo vale da depressão, da amargura sabe que é difícil sair do beco escuro, mas enquanto houver um mínimo de vontade de lutar, a luta ainda não estará acabada.
Eu tenho muito mais que 13 razões ou motivos para seguir apostando na VIDA.
Comentários
Postar um comentário